segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Veja mais...

Sistemas biométricos não são seguros como imaginamos, diz especialista

02/02/2015 08:41
No dia 27 de dezembro de 2014, o pesquisador Jan Krissler disse a uma plateia de hackers, em Hamburgo, na Alemanha, que poderia se passar pela secretária de Defesa do país, Ursula von der Leyen. Ninguém sabia o que esperar. De laptop em mãos, ele recolheu na internet fotos em alta resolução da secretária, colocou as imagens em um software de edição e recortou detalhes que mostravam as mãos de Ursula. Com poucos cliques, recriou uma imagem da digital do polegar da ministra. Em seguida, imprimiu a imagem e a colou em um molde de madeira que imitava um dedo em tamanho real. "Pronto", disse. Com a imitação, poderia se passar pela chefe da Defesa alemã perante dezenas de sistemas de segurança, de celulares a bancos. Junto dos aplausos, veio a dúvida: seriam os leitores de impressões digitais tão inseguros assim? E os demais sistemas biométricos de segurança? Krissler responde afirmativamente para ambas as questões. "Quase todos os sistemas do mercado podem ser enganados com muito pouco esforço", diz o pesquisador, em entrevista a VEJA.com. Estudioso da Universidade Técnica de Berlim e da empresa T-Labs, que pertence Deutsche Telekom, uma das maiores companhias da Alemanha, ele se dedica ao assunto há dez anos. Nesse período, tem sido contratado para testar a eficácia de sistemas que reconhecem dados corporais - impressões digitais, padrões de rosto, íris etc. Sua missão é burlar todos. E tem conseguido. Leia os principais trechos da entrevista a seguir.
Você estuda os sistemas biométricos de segurança há anos e afirma que eles são bastante falhos. Por quê? A resposta é simples: praticamente todos os ataques que realizei dez anos atrás continuam possíveis hoje. Talvez seja preciso ajustar uma ou outra técnica, devido a avanços tecnológicos, mas no fim todos os sistemas podem ser hackeados, exatamente como há uma década.
O que torna esses sistemas tão ineficazes? Quase todos os sistemas do mercado podem ser enganados com muito pouco esforço. No caso dos sistemas de reconhecimento facial ou de íris, em geral, basta obter uma foto em alta resolução da uma pessoa e imprimi-la. Pronto: obtém-se o material necessário para burlar os sistemas. É bem fácil. Qualquer um pode fazer em casa.
Como o sistema de reconhecimento facial é quebrado? O processo para enganar esses sistemas é muito fácil. Chega a ser ridículo. Os sistemas de reconhecimento facial pedem que o usuário tire uma foto do rosto iluminada de modo homogêneo. É a única exigência. Você só precisa imprimir uma imagem e segurar diante da câmera que opera com o sistema. Algumas vezes, o sistema pede que o rosto se movimente para detectar, digamos, a vida do objeto. Nesse caso, em vez de imprimir uma foto, basta gravar um vídeo do rosto em movimento e reproduzi-lo em uma tela grande, um tablet ou notebook.
Muitas companhias estão usando leitores de digitais como recurso de segurança para smartphones, tablets e computadores. Você, contudo, diz isso que é um retrocesso. Por quê? A principal conclusão do meu estudo é que a impressão digital é um recurso ineficaz de segurança. Nunca foi confiável, mas agora está ainda mais fácil de burlá-lo. Há alguns anos, eu já havia mostrado que é possível reconstruir virtualmente uma impressão digital a partir das marcas que os dedos deixam em telas lustrosas, vidros e superfícies similares. Só havia uma limitação para essa técnica de fraude: só era, é claro, possível obter as digitais de pessoas se você esteve no mesmo local que elas. Isso mudou. Hoje, é possível "roubar" as digitais de alguém retirando a informação de fotos em alta resolução que estão disponíveis na internet. Com algumas imagens e um software simples, constrói-se as marcas digitais. Aí, basta inseri-las num molde do tamanho do dedo. Os sistemas de segurança não diferenciam o molde do original. O truque funciona com todos os detectores, incluindo os dos telefones mais modernos de hoje, como o Touch ID dos iPhones, caixas de banco e até aqueles usados para controlar entrada e saída de pessoas nas fronteiras.
Se o sistema é tão inseguro, por que empresas como Apple investem nessa tecnologia? É um consenso que sistemas de leitura de impressões digitais são fáceis de hackear. Para muitas pessoas, contudo, eles representam um aumento de segurança. Elas usam "senhas fracas", sequências que podem ser facilmente descobertas, como "123456" ou "qwerty" e, por isso, ficam vulneráveis. O aparecimento de dispositivos com leitores de digitais está ligado a isso. Para pessoas que são descuidadas com suas senhas, eles oferecem uma boa saída: são confortáveis e passam a falsa sensação de segurança. Mas, note-se, é uma falsa sensação.
As companhias sabem que o leitor de digitais não é uma boa solução de segurança? Sabem. Mas o que está em jogo aqui é qual é o tipo de objeto que você quer proteger com esse sistema e quais são as alternativas. O TouchID, por exemplo, é um passo adiante para usuários que, antes dele, usavam unicamente senhas fracas. Além disso, ainda que um criminoso consiga burlar o sistema, o que demanda algum esforço, ele provavelmente encontrará muito pouca coisa ao invadir o aparelho. A questão é que essa tecnologia está se expandindo para vários setores, que guardam informações mais valiosas, e os sistemas não foram aprimorados. Isso pode motivar fraudes enormes.
Em sua pesquisa, você afirma também que consegue ler as senhas a partir do movimento dos olhos das pessoas. Como? Basta analisar a luz refletida pelo teclado dos smartphones nos olhos dos usuários desses aparelhos. Conseguimos capturar essas imagens por meio da câmera frontal do próprio smartphone. Você só precisa ter acesso à câmera para espiar alguém digitando a senha. Uma série de aplicativos garante esse tipo de acesso. A câmera frontal sempre aponta para a direção dos olhos enquanto o usuário digita. Ainda não é um grande problema de segurança porque as câmeras frontais da maioria dos telefones trabalha com baixa resolução. Mas estão surgindo muitos smartphones com câmeras de alta qualidade: isso alimentará esse tipo de espionagem.
O que podemos fazer para nos proteger dessa ameaça? O jeito mais fácil é desabilitar a câmera ou vedá-la. Uma solução de baixo custo é usar uma fita adesiva, como muitos passaram a fazer depois que surgiram notícias de espionagem. Mas é bom ressaltar que também é possível usar câmeras potentes à distância para espiar diretamente a tela ou o reflexo da luz dos teclados na retina.
Quase todos os truques para burlar sistemas biométricos estão associados à enorme quantidade de fotos e vídeos postados nas redes. Nesse sentido, as redes nos tornam menos protegidos?Acredito que o problema não são as fotos e vídeos na internet, e sim a segurança ineficaz dos sistemas biométricos contra tentativas de falsificação. Sempre será possível captar imagens de dados biométricos. A internet só torna a tarefa mais fácil. Mas não haveria problema se os sistemas não pudessem ser enganados por digitais falsas e fotos de rostos, por exemplo.
O que as empresas precisam fazer para tornar seus sistemas biométricos seguros? Primeiro, as companhias precisam melhorar a detecção de estruturas falsas. Enquanto você puder enganar sistemas com construções toscas e impressões, a biometria não pode ser considerada substituta das senhas. Em segundo lugar, os sistemas deveriam pedir ao usuário apenas dados que não deixam rastros no dia a dia. Digitais, como mostrei, podem ser reconstruídas a partir de marcas em vidro ou por meio fotos. É muito fácil obtê-las. O ideal é que não sirvam como proteção.
Qual é a maneira mais segura para se proteger hoje? Pode parecer antiquado, mas uma senha bem escolhida é uma proteção totalmente segura. Nada supera isso. (Veja)

===============================================

Médico relata rejeição a curados do ebola: "é um fantasma"

02/02/2015 11:41
do indica que o surto de ebola que assustou o mundo em 2014 está controlado. Mas o vírus continuará por aí, longe de ser erradicado. É sabido que ele ainda causa e causará muitas mortes e sofrimento, principalmente em países africanos, onde segue a luta contra o doença. O médico infectologista brasileiro Jessé Alves, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, conhece essa luta como ninguém. Ele foi voluntário no combate ao ebola em um dos países afetados pela doença, a Libéria. Lá, só em 2014 foram registrados 8.115 casos da doença e 3.471 mortes. No último dia 24, o governo local anunciou que restavam apenas cinco casos confirmados. Após passar em seleção feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no final de outubro do ano passado, Jessé embarcou para um período de quatro semanas no país africano. Em entrevista ao Terra, o médico contou como foi seu trabalho, das condições ainda precárias de tratamento e sobre outro desafio a ser superado nos países com casos do vírus: o preconceito com quem se curou da doença.“As pessoas na família rejeitam e, em muitos casos, os sobrevivente perdem seus empregos”, relatou. Durante a conversa, Alves lembrou do caso de um homem infectado que perdeu a mulher e as duas filhas para o ebola, se curou, mas foi rejeitado e acusado em sua vila de ter espalhado o vírus.
O que fez você ir para a Libéria? Foram alguns fatores. O primeiro deles é que esse é o meu trabalho e minha especialidade. Sou um infectologista trabalhando num hospital de doenças infecciosas em São Paulo, que, aliás, é um hospital de referência e, se surgir um caso suspeito na cidade, deve ser o destino do doente. Pensei: qual experiência realmente tenho com a doença? Nenhuma. Ninguém nunca tinha visto um caso. Então isso pesou também - eu queira ver de perto, aprender e realmente ter uma vivência in loco. Outra questão era que eu estava um pouco insatisfeito com a resposta internacional à epidemia da doença. O que a comunidade internacional fazia para ajudar os pacientes? Por que a mortalidade ainda era tão alta? Isso me incomodava. Achava que não estava se fazendo o suficiente. Então caiu a ficha: eu também sou a comunidade internacional. Por que eu não posso fazer alguma coisa? (Terra)

===============================================

Agora é possível enviar e receber dinheiro com recurso do Gmail

30/01/2015 19:49
A partir de agora, é possível enviar e receber dinheiro através do Gmail. O novo sistema já pode ser utilizado por moradores do Reino Unido que tenham mais de 18 anos desde a última quinta-feira (29/1). As transações através do serviço são gratuitas e rápidas, promete o Google. O sistema de transações utiliza a arquitetura do envio de anexos. Ao invés de selecionar o botão para enviar um documento, o usuário deve clicar no novo ícone “Anexar Dinheiro”, sinalizado pela imagem de uma libra esterlina. Clicando nele, o internauta digita o valor e seleciona a forma de pagamento. Ao enviar a mensagem, a quantia será paga através do serviço Google Wallet. Há também a possibilidade de pedir dinheiro a algum contato através do Gmail. Para isso, basta clicar no ícone relacionado à nova para solicitar uma quantia. Quando o usuário receber dinheiro pela primeira vez, vai precisar criar uma conta no Google Wallet e conectá-la a um cartão de débito ou conta bancária para reivindicá-lo. Depois disso, a quantia pode continuar guardada no Google Wallet ou ser transferida para uma conta bancária. (iG)

Pai desenvolve aparelho para tirar adolescentes do vício da internet

31/01/2015 12:14
Para conseguir que seu filho adolescente deixasse redes sociais e outros passatempos da web de lado para realizar tarefas domésticas e lições escolares, um pai decidiu criar um aparelho que desacelera a velocidade da conexão, trazendo uma navegação semelhante à da internet discada. A novidade trata-se do VexBox, ideia que pretende sair do papel através do financiamento coletivo no Kickstarter. O VexBox é um pequeno cubo que se conecta ao roteador Wi-Fi de uma residência e permite que pais ou responsáveis tenham controle total, através de um aplicativo, sobre a velocidade para aparelhos conectados a rede doméstica. É possível, por exemplo, escolher que um smartphone conectado a rede Wi-Fi da casa receba apenas 56 Kbp/s, velocidade equivalente a dos primeiros modems domésticos, que foram popularizados na década de 1990. Nessa lentidão, seriam necessários quase dez minutos para baixar um MP3 de 4 MB. “Meu filho Jonas é uma típico adolescente que adora sair com os amigos e, por vezes, se esquiva de suas responsabilidades. No passado, isso era um problema. Desde que comecei a usar o VexBox, as brigas por causa das tarefas não realizadas são uma coisa do passado”, explica o criador da ferramenta, Sean ORiordan. O VexBox será fabricado por uma empresa chinesa e deve chegar ao mercado em maio por US$ 79 (aproximadamente R$ 200). Atualmente, o produto custa US$ 49 (R$ 126) para os primeiros 250 investidores e US$ 54 (R$ 159) para o restante. (Leia Já)

EUA: jovem grava vídeo pornô em biblioteca de Universidade

31/01/2015 12:38
Uma estudante de 19 anos terá de responder na justiça por ter gravado um vídeo pornográfico na biblioteca da universidade onde estuda. Kendra Sunderland gravou imagens no local por mais de 17 minutos em que mostra os seios, se toca e faz pose para a câmera. As informações são do Buzzfeed. A americana está matriculada na Universidade do Estado de Oregon, porém não compareceu às aulas do último semestre. Até agora, as autoridades não descobriram como ela conseguiu fazer o vídeo na biblioteca, que é frequentada por mais de 30 mil pessoas por semana. Ela não ficou sob custódia da polícia, porém terá de responder pelo crime ao juiz. Caso seja considerada culpada, ela poderá pagar multa de US$ 6 mil (cerca de R$ 18 mil) e pegar um ano de cadeia. O vídeo da estudante foi visto por mais de 260 mil vezes no site adulto Pornhub, mas já foi retirado do ar. (Terra)

==============================================

                Após pedido de casamento, mulher            escorrega de penhasco e morre

Postado por: Samile Macêdo / 10:16h





Uma búlgara morreu depois de cair de um penhasco de 19 metros em Ibiza, logo após seu namorado pedi-la em casamento nesta quinta-feira. Ela foi comemorar o momento, mas acabou escorregando e caindo, segundo afirmaram os investigadores. As informações são do The Independent. Dimitra Dimitrova, 29 anos, sofreu um ataque cardíaco durante a queda. Quando a equipe de resgate chegou ao local, ela ainda estaria viva, mas morreu poucos minutos depois. O namorado de Dimitrova é um garçom que trabalha na ilha; ela tinha chegado ao local há dois dias antes de sua morte, em busca de trabalho. Um porta-voz da Guarda Civil local disse que “tudo aponta que a morte foi resultado de um acidente trágico”. A polícia ainda investiga o caso. (Terra)

==============================================                                                          
Jordânia mantém prisioneira exigida pelo Estado Islâmico

Postado por: Samile Macêdo / 21:36h





A Jordânia declarou nesta quinta-feira que ainda detém uma iraquiana envolvida em um ataque a bomba, apesar do vencimento do prazo estabelecido para sua libertação por militantes do Estado Islâmico, que ameaçaram matar um piloto jordaniano a menos que ela fosse entregue até o pôr do sol. Uma mensagem de áudio atribuída a um jornalista japonês também capturado pelos insurgentes diz que o piloto seria morto a menos que a Jordânia soltasse Sajida al-Rishawi, que está no corredor da morte por seu papel em um ataque a bomba em 2005 que matou 60 pessoas em Amã. A mensagem ocorreu após um prazo anterior determinado na terça-feira, na qual o jornalista, Kenji Goto, disse que seria morto dentro de 24 horas se Rishawi não fosse libertada. A crise de reféns surge no momento em que o Estado Islâmico, que já publicou vídeos mostrando as decapitações de cinco reféns ocidentais, sofre uma pressão militar crescente dos ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos e da ofensiva de soldados curdos e iraquianos, que tentam reverter os avanços territoriais do grupo islâmico no Iraque e na Síria. Cerca de uma hora antes do vencimento do novo prazo, o porta-voz do governo, Mohammad al-Momani, declarou que a Jordânia ainda detinha Rishawi. “Queremos prova... de que o piloto está vivo para que possamos levar adiante o que dissemos ontem – trocar a prisioneira por nosso piloto”, disse Momani à Reuters.

=============================================== 

Cartão de crédito em Cuba... não tem preço

30/01/2015 11:53
Poder pagar com cartão de crédito não tem preço. Ainda mais em viagens internacionais, já que o plástico dribla os estorvos de trocar moeda e usar cédulas pouco conhecidas. Pois, se depender da MasterCard, os americanos que forem a Cuba poderão encher as malas de charutos e rum. Em 1º de março, os plástico emitidos nos EUA passam a valer na ilha. A novidade da bandeira foi anunciada na esteira da reaproximação, anunciada por Barack Obama em dezembro, que relaxou as sanções ao país. Apesar de algumas restrições persistirem, a expectativa é que Cuba passe a receber turistas e negócios americanos. A decisão da MasterCard segue orientações publicadas no site do Controle de Ativos Estrangeiros, do Departamento do Tesouro (Ofac, na sigla em inglês). As transações usando os cartões de crédito MasterCard emitidos nos Estados Unidos, porém, continuam vetadas em quatro outros destinos: Coreia do Norte, Irã, Sudão e Síria, informou a companhia.
Linha de frente: A bandeira afirma ainda que é a primeira a desbloquear o uso dos plásticos na ilha caribenha. Procurada, a Visa não comentou o assunto. Por sua vez, a American Express diz estar estudando o tema. “Nós estamos avaliando as instruções da Ofac, que foram publicadas no fim da semana passada, para entender melhor o que é permitido e como nós operaríamos se decidirmos fazê-lo”, afirmou a empresa em nota. Obama e o líder cubano Raúl Castro anunciaram em 17 de dezembro um avanço histórico na retomada das relações bilaterais depois de mais de 50 anos de hostilidades.

Boko Haram liberta 192 reféns na Nigéria

25/01/2015 11:36
O grupo jihadista Boko Haram libertou 192 pessoas, a maior parte delas mulheres, no estado de Yobe, situado no nordeste da Nigéria, confirmaram neste domingo fontes municipais e de segurança para a imprensa local. As sequestradas eram da cidade de Katarko, situada a 20 quilômetros da capital regional, Damaturu, onde os jihadistas tinham sequestrado em um ataque 218 pessoas em janeiro do ano passado, declarou o dirigente local Alhaji Goni ao jornal "Daily Trust". Os terroristas chamaram as famílias das reféns para que as pegassem no município de Gazargana, disse Goni. Uma das cativas, Malama Ayisha, relatou como os terroristas as reuniram e lhes pediram que formassem dois grupos: um formado por quem queria ficar com eles e outro com aquelas que queriam ir embora. "Muitas rejeitamos sua oferta. O líder disse que devíamos ser expulsas do território para voltar à terra dos infiéis", lembrou. Homens do Boko Haram as levaram então à aldeia Wuron Yinwa, onde um pastor conseguiu que um caminhoneiro as transportasse até Gazargana, onde se reuniram com seus familiares, disse Ayisha. A notícia foi divulgada no dia em que está prevista a visita à Nigéria do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, onde pretende apoiar a luta contra o grupo jihadista Boko Haram e abordar as próximas eleições no país. (Terra)

Japão confirma veracidade de vídeo sobre morte de refém

25/01/2015 09:51
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, condenou o "vil e imperdoável" assassinato de um refém japonês anunciado pelo grupo jihadista Estado Islâmico em um vídeo considerado crível, e exigiu a libertação imediata de um segundo compatriota. "Tal ato terrorista é vil e imperdoável, condeno nos termos mais fortes", disse Abe, expressando suas condolências à família do refém assassinado, Haruna Yukawa, provavelmente capturado na Síria em agosto. Ao mesmo tempo, Abe exigiu a libertação imediata do jornalista Kenji Goto, provavelmente sequestrado pelo EI no final de outubro. Os líderes dos principais partidos políticos japoneses expressaram sua indignação, enquanto o pai da vítima, entrevistado por canais de televisão, não conteve a emoção. "Vamos continuar a combater o terrorismo em conjunto com a comunidade internacional", prometeu o primeiro-ministro. O presidente Barack Obama declarou, por sua vez, que os Estados Unidos vão se manter "ao lado de seu aliado japonês para conduzir esses assassinos à justiça e tomar medidas para enfraquecer e, finalmente, eliminar o EI". Em visita à Índia, Obama telefonou a Abe para expressar suas condolências e sua "solidariedade com o povo japonês". O primeiro-ministro britânico, David Cameron, denunciou "mais uma vez a barbárie assassina desses terroristas", enquanto o presidente francês, François Hollande, condenou um "assassinato bárbaro". O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, também condenou neste domingo um assassinado "odioso e bárbaro", expressando sua "compaixão mais profunda para com a família e os amigos da vítima". Para o chefe da diplomacia alemã, "este ato bárbaro do Estado Islâmico reforça nossa vontade de continuar, com todas as nossas forças, a lutar contra o terror desumano desta organização". Apesar das dúvidas iniciais quanto à autenticidade do vídeo, Abe considerou "elevada" a credibilidade das imagens. "Temos examinado cuidadosamente as imagens e as análises continuam, mas, infelizmente, acredito que a credibilidade dessas imagens é alta", disse ele. "Ainda assim, continuaremos a verificação", insistiu o porta-voz do governo, Yoshihide Suga. As declarações de Obama e Cameron também sugerem que seus serviços de inteligência consideraram o vídeo autêntico. A gravação, de cerca de três minutos, mostra uma imagem fixa de Goto, vestido com um macacão laranja, segurando a foto do que parece ser o corpo de Yukawa. As imagens são acompanhadas por um texto em inglês supostamente lido por Goto no qual recrimina Abe por não ter pago o resgate exigido de 200 milhões de dólares. Rita Katz, diretora do SITE, o centro americano de vigilância on-line do movimento jihadista, afirmou pouco antes que a gravação foi "postada pelo EI", embora "não apresente as mesmas características que os vídeos anteriores de decapitações. A montagem foi feito visivelmente de forma apressada e faltam as logos habituais da Al-Furqan Media Foundation, o braço armado midiático do EI".A transmissão do vídeo ocorreu cerca de 36 horas após a expiração do ultimato de 72 horas lançado na terça-feira pelo EI, que ameaçou executar os dois japoneses, a menos que recebesse o resgate de 200 milhões de dólares, um valor simbólico que representa o prometido pelo governo japonês aos países afetados pelo grupo extremista.
O governo, que tem recebido muita pressão estrangeiras para não ceder, reafirmou sua intenção de cooperar com a comunidade internacional na luta contra os islamitas, apesar de se limitar a um apoio não militar, já que a Constituição proíbe o Japão de se engajar militarmente. "Nossa posição não mudou", reiterou neste domingo Suga. Neste momento, a prioridade de Abe é "fazer todo o possível para que Goto seja libertado rapidamente", ressaltou o porta-voz, que pediu "ajuda a outras nações, começando com a Jordânia", onde está detida Sajida Rishawi, uma iraquiana condenada à morte e cuja libertação o EI reivindica no novo vídeo em troca da liberdade do refém japonês. (Terra)

===============================================

Reality show confronta jihadistas e famílias das vítimas

24/01/2015 17:46
Uma equipe de televisão, seguranças e dois criminosos condenados abrem caminho por Karrada, um distrito da capital do Iraque, Bagdá, palco recente de uma série de ataques a bomba. Moradores os insultam, gritando das sacadas, conforme o comboio para no local de um dos incidentes. Os prisioneiros foram levados até lá para reencenar seus crimes diante das câmeras, como parte do programa semanal Sob o Domínio da Lei, produzido pela emissora estatal Iraqiya em colaboração com o Ministério do Interior. Parentes das vítimas se aproximam e agridem verbalmente os condenados, que permanecem em silêncio. Se um deles se aproxima demais, a polícia gentilmente o afasta dos prisioneiros. O programa mostra entrevistas com estes criminosos, como Abu Jassem, condenado por envolvimento em ataques promovidos pelo grupo extremista islâmico autodenominado "Estado Islâmico". Jassem parece estar nervoso e mantém a cabeça abaixada conforme explica o papel desempenhado por ele. Em um momento próximo do fim do depoimento, ele é questionado se se arrepende do ato.  "Sim, senhor", Jassem diz calmamente. O entrevistador não fica satisfeito: "Sim, senhor, juro que você me convenceu (dizendo isso)".
Choque de realidade - As entrevistas são ricas em detalhes forenses, mas carecem de esclarecimentos sobre a ideologia e o apelo exercido pelo Estado Islâmico. Ahmad Hassan, o apresentador do programa, diz o que pensa de seus entrevistados. "Aqueles na linha de frente de combate são ingênuos e têm conhecimento ou consciência limitados"."Na prisão, eles refletem sobre o sangue inocente que foi derramado e se sentem abandonados pelo Estado Islâmico. Sofrem um choque de realidade." Hassan diz que mais de 10 milhões de pessoas assistem ao programa, que parece ser mais popular em áreas xiitas frequentemente atacadas, como Karrada, onde impera um clima de busca por vingança. "É um bom programa, mas eles deveriam executar o terrorista na cena do crime ou entregá-lo para a família da vítima", diz Ammar, dono de um restaurante atingido em um ataque recente. 
Bode expiatório - Em áreas sunitas, o programa é visto com suspeitas. "Acho que tudo é montado", diz um homem do distrito de Adhamiya em Bagdá, que pede para não ter seu nome revelado. "Um cara está com problemas com um policial e aceita assumir a culpa pelas mortes. Isso já aconteceu com parentes meus." Ele acredita que a maioria dos criminosos mostrados no programa não tem nada a ver com os ataques e não são integrantes do grupo. "Se os membros do Estado Islâmico são pegos, eles são mortos e não levados à Justiça", diz. "Os tribunais são para os inocentes." Suas impressões da Justiça iraquiana são compartilhadas por muitos em Adhamiya. 
Multidão - Em áreas como o distrito de Adhamiya, em Bagdá, o programa é visto com suspeitas. Em 2 de janeiro, uma multidão se reuniu no distrito para celebrar o aniversário do profeta Maomé. Enquanto os fogos de artifício iluminavam o céu sobre a mesquita histórica de Abu Hanifa al-Numan, uma jovem mulher se aproxima, atraída pela câmera. Ela diz que seu irmão foi preso em 2007 pelo Awakening (Levantar), uma milícia sunita aliada aos Estados Unidos e ao governo xiita que comanda o Iraque. Ele foi acusado de cometer homicídio e de ser membro da Al-Qaeda. Depois, foi torturado até confessar e condenado à pena de morte, que foi suspensa mais tarde. Há pouco mais de dois anos, ele desapareceu no sistema penitenciário do país. "Em quase qualquer casa de Adhamiya, você encontrará uma história parecida", diz um pesquisador de direitos humanos que vem documentando abusos cometidos em prisões do Iraque. 
Morte ou prisão - Não é surpreendente que o programa gere reações conflituosas. Os iraquianos têm experiências distintas da carnificina que se seguiu à invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003. Sunitas sofreram mais com a repressão estatal, enquanto os xiitas foram as maiores vítimas dos ataques em áreas civis. O programa não trata dessas diferentes visões: parece estar alinhado com os objetivos de guerra do governo. Além de garantir aos telespectadores que as forças de segurança estão fazendo seu trabalho, Hassan lista uma série de outras metas. "Oferecer informações para as forças de segurança, que podem aprender os truques usados por terroristas; enviar uma mensagem ao Judiciário para que os processos sejam acelerados para que a justiça seja feita; fazer com que qualquer pessoa que esteja planejando cometer um crime repense suas intenções". Em um episódio, Hassan se vira para a câmera com uma determinação sombria: "Você verá que seu destino é a morte ou a prisão, não importa quanto tempo isso leve". Uma mensagem de demonstração de poder e de garantia de vitória sobre o Estado Islâmico é repetida ao longo do programa, algumas vezes de forma explícita; outras vezes, implicitamente. Mas quase uma década depois do grupo ter sido criado no Iraque, os incidentes no país mostram que nada é inevitável. (Terra)

===============================================

Em vídeo, japonês diz que companheiro foi morto pelo EI

24/01/2015 15:38
O grupo radical Estado Islâmico (EI) publicou neste sábado na internet um suposto áudio do refém japonês Kenji Goto, no qual afirma que seu companheiro de cativeiro, Haruna Yukawa, foi executado pelos jihadistas. O governo japonês indicou na madrugada de domingo (hora de Tóquio - sábado, em Brasília) que está verificando um novo vídeo postado na internet anunciando a execução de um dos dois reféns japoneses nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI). "Um novo vídeo apresentando, aparentemente, (Kenji) Goto foi postado na internet", declarou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, durante uma coletiva de imprensa pouco após a meia-noite, acrescentando que o governo tenta verificar as imagens, segundo as quais o segundo refém, Haruna Yukawa, teria sido morto por seus sequestradores jihadistas. O governo do Japão também expressou sua condenação perante o suposto áudio postado na internet. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, qualificou de "ato violento e imperdoável" a execução e pediu a libertação imediata de Goto. (Terra)

===============================================
Resultado de perícia detalhada contesta hipótese de suicídio de promotor argentino

24/01/2015 15:21
O resultado de uma perícia detalhada no corpo do promotor argentino Alberto Nisman, encontrado morto na última segunda-feira (19) em seu apartamento, aponta que o tiro que o matou foi disparado a uma distância de 15 a 20 centímetros. De acordo com o jornal O Globo, especialistas afirmam que a revelação contraria a hipótese de suicídio, que foi questionada pela própria presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a quem Nisman acusaria, horas depois de ser encontrado morto, de encobrir terroristas iranianos que atacaram a Asociación Mutual Israelita Argentina (Amia) em 1994, deixando 85 mortos. A juíza Sandra Salgado, que cuida do caso, pedirá também nova autópsia para determinar se a arma, de calibre 22, foi apoiada na cabeça do promotor. O técnico de informática da promotoria, Diego Lagomarsino, que afirma ter emprestado a arma a Nisman a pedido dele, para que pudesse se defender, está sob proteção policial e proibido de deixar o país.

===============================================

Indonésia: quatro corpos de vítimas do voo 8501 da AirAsia foram recuperados

24/01/2015 14:12

Mergulhadores recuperaram mais quatro corpos de vítimas do voo 8501 da AirAsia. As equipes de busca também tentam neste final de semana levar à superfície a fuselagem do avião. Os corpos estavam próximos a costa de Bornéu. Até o momento, 69 corpos foram recuperados de 162 passageiros e tripulantes que estavam a bordo do avião, que caiu no mar de Java no dia 28 de dezembro de 2014, quando seguia na rota Surabaia para Cingapura. O diretor das operações de busca e resgate da Indonésia, Suyadi Bambang Supriyadi, explicou que os mergulhadores não conseguem entrar na fuselagem da aeronave, pois há muitos cabos, assentos e pedaços. As autoridades acreditam que grande parte dos corpos está presa à fuselagem.

===============================================

Criança fatura US$ 1 mil por final de semana com a venda de sua própria marca de cookies

24/01/2015 14:04

Ele só tem 10 anos, mas já fatura milhares de dólares com a venda da sua própria marca de cookies. Cory Nieves é o CEO e cofundador da marca de cookies Mr. Cory's, que vende biscoitos a US$ 1 no centro de Nova Jersey, nos Estados Unidos. A vontade de empreender começou cedo, quando ele ainda tinha cinco anos, ao se mudar com sua mãe de Nova York para Nova Jersey. O pequeno ficava cansado de esperar o ônibus para ir à escola e sugeriu que começassem a vender biscoitos e chocolate quente para que pudessem comprar um carro. A Mr. Cory's conta com o apoio de uma cozinha industrial que oferece diferentes tipos de cookies e chega a faturar US$ 1 mil por fim de semana. Mas ele tem um segredo ao explicar o motivo de toda esse sucesso. "Bom, eles são feitos com amor. E são naturais. E sem conservantes“, disse o pequeno. Além de ser um empresário bem-sucedido, Cory chama atenção nas redes sociais pelo seu estilo. Em seu Instagram, o garoto já tem mais de 37 mil seguidores. O garoto conquistou um carro depois de participar de um programa de TV, em que ganhou US$ 10 mil e o veículo. Ainda segundo o pequeno, seu próximo passo é fazer a empresa crescer para que um dia possa estudar na Universidade de Princeton e ter sua própria grife de roupas.

===============================================

"Tenho um probleminha", diz mexicano com tesoura na cabeça

21/01/2015 21:01
Um homem assustou os médicos de um hospital na cidade de Chihuahua, no noroeste do México, quando chegou na recepção e disse: "Eu tenho um probleminha. Será que alguém pode me ajudar?". Ele estava com parte de uma tesoura fincada em sua cabeça. As informações são do Daily Mail. Segundo a publicação, Jonas Acevedo Monroy, 32 anos, foi apelidado de "O cavalheiro" pelos funcionários do hospital, devido a sua educação em meio à situação em que se encontrava. De acordo com a reportagem, ele estava em seu bar, quando um homem violento começou a perturbá-lo. Monroy teria oferecido um drink para acalmar o homem. O agressor não aceitou a bebida, tirou parte de uma tesoura de seu casaco e fincou na cabeça do dono do bar. Monroy pegou uma carona com um de seus amigos e foi para o hospital. Ele estava sangrando muito quando chegou na recepção do hospital e pediu "educadamente por ajuda". Os médicos afirmam que ele teve sorte de não morrer. A tesoura atingiu nervos e veias de seu rosto, mas as lesões não são fatais. Apesar da gravidade de seus ferimentos, a vítima fez uma recuperação completa e já está em casa. (Terra)




Topless volta ao "The Sun", que assume um "lapso mamário"

22/01/2015 12:57

Há dois dias foi noticiado que o jornal britânico "The Sun" iria deixar de publicar a imagem de uma mulher em topless na página 3 da sua edição diária impressa, mas esta quinta-feira o tabloide volta a exibir a foto de uma modelo seminua a ocupar parte daquele espaço. Sob o título "Esclarecimentos e correções", o jornal apresenta uma modelo loura em topless e explica: "Após as recentes informações da imprensa, desejamos esclarecer que isto é a página 3 e esta é uma foto de Nicole, 22 anos, de Bournemouth". O "The Sun" pede desculpa aos leitores pelo "lapso mamário", garantindo que não irá deixar de publicar as fotos de modelos em topless, uma tradição que já conta com 44 anos, apesar das críticas de vários leitores que consideram a página "antiquada" e "sexista". "Desejamos pedir desculpas aos jornalistas da imprensa escrita e das televisões que passaram os dois últimos dias a falar e a escrever sobre nós", acrescenta. Na terça-feira, o jornal "The Times", que pertence ao mesmo grupo de media do "The Sun", detido por Rupert Murdoch, anunciou que o tabloide britânico publicara na sexta-feira anterior a última imagem de uma modelo em topless. Obviamente, a notícia que foi amplamente replicada na imprensa mundial, Expresso incluído, e nas redes sociais. O "The Sun" não desmentiu nem teceu qualquer comentário, e até esta quarta-feira não publicou nenhuma imagem de uma rapariga seminua. Mas esta manhã a tradição foi recuperada, o que deixa entender que tudo não terá passado de um golpe de marketing, apesar das fortes críticas de vários leitores.
Desde 2012 decorre no Reino Unido uma petição online "Não queremos mais a página 3", que já conta com 215 mil assinaturas, contra a publicação de modelos em topless no jornal. A habitual rubrica do tabloide tem também a desaprovação de alguns membros dos partidos da oposição e de instituições de igualdade de género. A edição irlandesa do "The Sun" acabou com as imagens de topless na página 3 há dois anos.

===============================================

Dilma participa da posse de Evo Morales na Bolívia

22/01/2015 12:13
A presidenta Dilma Rousseff viajou no início da manhã desta quinta (22) à Bolívia, onde participa das cerimônias de posse do presidente Evo Morales. Os eventos de recondução do presidente boliviano, que assume o terceiro mandato consecutivo, começaram nessa quarta-feira (21) com um ritual ancestral indígena em um sítio arqueológico chamado Tiwanaku. Dilma embarcou para La Paz, capital administrativa da Bolívia, por volta das 8h, horário de Brasília. Ela foi acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A cerimônia de posse começou às 9h35, horário local (duas a menos do que em Brasília), na Assembleia Legislativa Plurinacional. Os presidentes do Equador, Rafael Correa; do Paraguai, Horácio Cartes; da Venezuela, Nicolás Maduro; da Costa Rica, Luiz Guillermo Soliz; de Trinidad e Tobago, Anthony Carmona, além do presidente eleito, da Namíbia, Hage Geingob, também confirmaram presença na solenidade, de acordo com a Agência Boliviana de Informação.Esta será a primeira viagem internacional da presidenta em seu segundo mandato. Com a viagem à Bolívia, Dilma não participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, representarão o Brasil. Após a posse, Dilma e os demais presidentes participam de cerimônia de cumprimentos a Morales no Palácio do Governo, mesmo local onde será feita a fotografia oficial. O retorno da presidenta ao Brasil está programado para o início da tarde, com chegada prevista às 19h. (Agência Brasil)

===============================================

Drone com carga de droga cai na fronteira entre Mexico e EUA

22/01/2015 11:47
Autoridades mexicanas recuperaram um drone, veículo aéreo não tripulado, que caiu com quase três quilos de droga no estacionamento de um supermercado na cidade de Tijuana, perto da fronteira México-Estados Unidos. O pequeno aparelho levava seis pacotes de metanfetamina presos na fuselagem. A metanfetamina é uma droga sintética potente e altamente viciante que age no sistema nervoso central. Tudo indica que a aeronave não conseguiu resistir ao peso que carregava (2,7 quilos) e despencou no estacionamento perto de uma passagem de fronteira em San Ysidro que leva à Califórnia. O drone tinha seis hélices e uma bateria de lítio. Acredita-se que a aeronave tinha os Estados Unidos como destino. As autoridades estão investigando o caso para descobrir de onde o drone saiu e quem estava controlando o aparelho. Não é a primeira vez que drones são usados para o tráfico de drogas entre o México e Estados Unidos. Este também não é o único método "criativo" usado pelos traficantes. Em ocasiões anteriores, eles já usaram catapultas, túneis e aviões rápidos para fazer a droga cruzar a fronteira. (Terra)

Brasileiro condenado na Indonésia escolher ser fuzilado de pé e vendado

22/01/2015 09:28
O brasileiro condenado à morte no último sábado (17) na Indonésia, Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, escolheu ser executado de pé e vendado, segundo reportagem da “Folha de S. Paulo”. Ele tinha a opção de sentar em uma cadeira ou se ajoelhar. Em reportagem publicada nesta quinta-feira (22), o jornal revela que os outros quatro executados lado a lado dele fizeram a mesma escolha. O brasileiro morreu dez minutos após ser atingido por um único tiro de fuzil no peito. O tiro foi disparado de uma distância de menos de dez metros. Após um médico constatar a morte do primeiro brasileiro morto por condenação na história, o corpo de Archer foi vestido com um terno preto, dado pelo governo da Indonésia, e colocado num caixão branco. O corpo foi cremado em uma folha de bananeira, ainda de acordo com a “Folha”. Um indonésio ficou responsável por quebrar os ossos do brasileiro com um pedaço de madeira. O corpo não foi totalmente carbonizado. As cinzas de Marco Archer foram entregues à tia dele, Maria de Lourdes Archer Pinto, que viajou até à Indonésia ao ser informada que o último pedido de clemência havia sido negado pelo presidente. Marco foi preso em 2004, no aeroporto de Jacarta, ao tentar entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa-delta.

===============================================

Relatório mostra que 37% da água tratada no Brasil é perdida antes de chegar às torneiras

21/01/2015 11:22
Um relatório do governo federal, concluído em dezembro de 2014, revelou que o Brasil desperdiça 37% da água tratada para consumo antes mesmo de chegar às torneiras da população. Falhas na tubulações são responsáveis pelo desperdício, além de fraudes e ligações clandestinas. Referente a 2013, o levantamento é a maior base de dados do tipo, de acordo com a Folha de S. Paulo. Apesar de uma tendência na queda desse desperdício, a partir da análise de relatórios anteriores, no último ano não houve nenhuma redução, já que o relatório concluído em 2013 mostra um desperdício de 36,9% da água potável. Segundo as empresas de saneamento, as ações para combater a perda de água geram um grande investimento em troca de equipamentos, o que torna inviável extinguir completamente esse tipo de desperdício.

===============================================

Irmãos invadem casa em Petrópolis e morrem afogados em piscina

21/01/2015 10:26
Três irmãos com idades entre 4 e 11 anos morreram afogados após invadirem um casarão na Castelânea, bairro nobre de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na noite desta terça-feira (20). De acordo com os bombeiros, Miguel Henrique da Silva Alexandre, de 4 anos; Raíssa Henrique da Silva Alexandre, de 5 anos, e Matheus Henrique da Silva Alexandre, de 11 anos, teriam pulado o muro da casa, que fica no começo da Rua Professor Cardoso, para tomar banho de piscina. Um quarto irmão, Tiago Henrique da Silva Alexandre, de 12 anos, estava junto e, percebendo o afogamento, correu para casa para buscar ajuda da irmã mais velha. O proprietário estava na residência no momento do incidente, mas, segundo os bombeiros, ele não teria percebido a invasão. O vizinho, que notou uma movimentação na casa, viu que se tratava do afogamento de crianças e acionou os bombeiros às 19h30. De acordo com o delegado titular da 105ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ziehe, os irmãos, que eram moradores da Servidão José Alves de Paula, próxima ao casarão, fizeram 15 minutos de trilha e entraram pelos fundos da casa. Ele ainda alertou para que os pais sempre saibam onde estão seus filhos. "Um inquérito vai ser aberto para apurar as responsabilidades, mas em um primeiro momento foi uma fatalidade mesmo", disse Ziehe. "Será feita perícia minuciosa. Eles desceram um trilha íngreme, o que dificultou que os idosos (proprietários da casa) vissem qualquer coisa. Os proprietários cuidavam da segurança, tanto que a piscina tinha grades ao redor", concluiu o delegado. Sônia Regina Pereira, empregada doméstica da casa vizinha, disse que os irmãos já haviam entrado na caixa d'água de uma outra residência dias atrás. "Acredito que, como tamparam a caixa d'água, eles buscaram uma alternativa para se refrescar. Brincadeira de criança. Eles eram crianças levadas, mas todo mundo gostava deles. Estamos muito tristes", lamentou Sônia, que tem um filho que costumava brincar com os irmãos. Os bombeiros informaram que ao chegar na residência o próprio pai das crianças, José Ricardo Alexandre, já havia retirado os corpos da piscina. De acordo com medição feita pela Defesa Civil, a piscina tem entre 1,10 a 2,45 metros de profundidade (da parte rasa para a mais funda). Por volta das 22h, uma viatura fez a remoção dos corpos, que foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, onde vão passar por perícia. Até o fechamento desta matéria, a ocorrência ainda estava sendo realizada na 105ª DP, no Retiro. (G1)

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 27 milhões nesta quarta

21/01/2015 08:49
A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira, o prêmio de R$ 27 milhões para quem acertar os seis números do concurso 1.671. O sorteio acontece a partir das 20h (horário de Brasília), no Praça da Avenida Beira Rio, na cidade de Gurupi, em Tocantins. No último jogo, nenhum apostador acertou as seis dezenas. Veja os números sorteados na ocasião: 01 - 17 - 19 - 30 - 33 - 47. O valor total do prêmio deste sábado, se aplicado na poupança, rende cerca de R$ 144 mil por mês, o equivalente a quase R$ 5 mil por dia. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2,50 e pode ser registrada em qualquer unidade lotérica do País, até às 19h do dia do sorteio.

==============================================

França gastará cerca de 1,3 bilhão de reais em combate ao terrorismo

21/01/2015 11:54
O governo francês investirá 425 milhões (aproximadamente 1,3 bilhão de reais) em medidas de segurança contra ataques jihadistas em seu território. Também serão contratadas 2.680 pessoas principalmente para combater a radicalização de detidos em prisões francesas, de acordo com anúncio feito pelo primeiro-ministro Manuel Valls, nesta quarta-feira (21), que classifica a ameaça como muito alta. "É preciso vigiar 1.300 pessoas, francesas ou estrangeiras, por seu envolvimento em redes terroristas na Síria e no Iraque. A estas se somam 400 ou 500 pessoas em redes mais antigas ou que afetam outros países, assim como os principais atores ativos no ciberjihadismo francófono. No total são cerca de três mil pessoas que precisam ser vigiadas", declarou. Ele ainda pediu que os partidos políticos refletissem sobre a possibilidade de retirar a nacionalidade francesa de condenados por terrorismo.

===============================================

Dispositivo em sapato gera energia com força dos passos

16/01/2015 17:32
Pesquisadores alemães construíram dispositivos no formato de um sapato que produzem energia a partir dos passos. A tecnologia pode ser utilizada para alimentar sensores eletrônicos portáteis sem a necessidade de baterias. Há dois dispositivos separados: um que gera energia quando o calcanhar toca o chão e outro que produz energia quando o pé está balançando. Detalhes dos aparelhos foram divulgados na publicação
Smart Material and Structures - "Tentamos ligar um transmissor sem fio e alimentar um sensor simples", disse Klevis Ylli, do HSG-IMIT, um centro de pesquisa em Villingen-Schwenningen, na Alemanha. "Estamos trabalhando num aplicativo de navegação interior, ou seja, sensores dentro do sapato que medem a aceleração do pé, a velocidade angular - se você está rodando o pé ou não - e do campo magnético". "A partir dos dados destes sensores, você pode calcular o quão longe viajou e em que direção. Então, imagine uma unidade de resgate entrando num prédio desconhecido. Eles poderiam, então, acompanhar o caminho que seguiram em seu dispositivo portátil." Ambos os dispositivos geram energia explorando o movimento entre ímãs e bobinas. À medida que o campo magnético de um ímã em movimento passa por uma bobina estacionária, uma tensão é induzida e uma corrente elétrica é gerada. A energia gerada é ainda relativamente baixa - não é suficiente, por exemplo, para recarregar um smartphone. Mas é o bastante para carregar pequenos sensores e transmissores, abrindo um leque de novas aplicações. Os dispositivos representam uma troca entre a geração de energia, tamanho e outros fatores limitantes. Ylli diz que o dispositivo oferece algumas vantagens importantes. "Algumas abordagens do passado, por exemplo, tentaram usar uma alavanca embaixo do sapato para alimentar uma caixa de velocidade e um gerador elétrico, como usado em algumas lanternas. Eles poderiam gerar até 250 mW, mas eram enormes, pesados e tinham partes fora do sapato", disse Ylli à BBC. "A energia gerada é relativa ao tamanho, mas se você quer ser capaz de integrar razoavelmente tal dispositivo dentro de uma sola de sapato, você tem de trabalhar com restrições rígidas, como uma pequena altura e comprimento limitado do dispositivo". "Acreditamos que construímos dispositivos comparativamente pequenos, considerando a energia produzida". Os dispositivos poderão funcionar também como a base de um mecanismo que amarra os sapatos automaticamente e que poderia ser usado por idosos.

Anistia quer evitar execução de condenados por tráfico de droga na Indonésia

16/01/2015 08:38
A Anistia Internacional pediu hoje (16) ao governo da Indonésia o adiamento da execução da pena de morte de seis pessoas consideradas culpadas por tráfico de droga. O cumprimento da sentença está previsto para domingo (18). “As execuções devem ser suspensas imediatamente. A pena de morte é uma violação dos direitos humanos”, disse Rupert Abbott, diretor de Investigação da Anistia Internacional para o Sudeste Asiático e Pacífico, em comunicado. Um dos presos é de nacionalidade indonésia e cinco são estrangeiros: um brasileiro, um holandês, dois nigerianos e um vietnamita. Apesar de as autoridades indonésias não terem executado nenhum condenado em 2014, para este ano estão previstas 20 execuções de prisioneiros por fuzilamento. As leis da Indonésia contra os crimes de droga estão entre as mais duras do mundo. (Agência Brasil)

Brasil terá voos semanais para Trinidad e Tobago

16/01/2015 18:45
A Assembleia Legislativa de Trinidad e Tobago anunciou nesta sexta-feira, 16, a abertura de uma linha aérea entre a ilha caribenha e a cidade de São Paulo, que começará a operar semanalmente a partir do próximo dia 31. Em comunicado, a Divisão de Turismo e Transporte da Assembleia indicou que a companhia aérea Gol fornecerá o serviço, que terá uma duração de sete horas e fará escala em Barbados. "A decisão da companhia aérea de voar para Tobago veio depois de dois anos de negociações entre a divisão e a gerência da empresa", assinala o comunicado. O preço previsto para a tarifa do voo de ida e volta é de US$ 599. "Este é um passo importante porque nos abre o mercado sul-americano e especialmente o brasileiro. Com fortes conexões com Argentina, Chile e outros mercados sul-americanos, agora será mais fácil para a classe média da América do Sul ter acesso a Tobago", disse Tracy Davidson, secretária de Turismo e Transporte do país. (Agência EFE)

===============================================

PF investiga desvio de R$ 15 mi do seguro-desemprego

16/01/2015 19:45
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação MAC 70, que investiga a atuação de uma quadrilha que fraudava o pagamento do seguro-desemprego. Pelo menos seis pessoas foram presas em Brasília suspeitas de participar do esquema, que desviou mais de 15 milhões de reais. Eles responderão pela prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa. De acordo com as investigações, funcionários do Sistema Nacional de Emprego (Sine) atuavam em conjunto com a quadrilha e inseriam dados falsos no sistema do seguro-desemprego para liberar os recursos. Os policiais ainda apuram se os contribuintes cujas informações pessoais foram utilizadas tinham ou não conhecimento do esquema e se são vítimas ou envolvidas nas fraudes. Ao todo, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e cinco de prisões temporárias. A sexta prisão ocorreu porque o pai de um dos investigados, em cuja casa foi cumprido mandado de busca e apreensão, detinha uma arma de fogo. (Agência Brasil)

===============================================

Papa fala sobre desigualdade e corrupção em seu discurso nas Filipinas

16/01/2015 17:46
O papa Francisco denunciou nesta sexta-feira em Manila as "desigualdades sociais escandalosas" e proclamou sua firme rejeição a toda forma de corrupção, no primeiro dia de sua visita às Filipinas. "É preciso romper as correntes da injustiça e da opressão que dão lugar a evidentes - e realmente escandalosas - desigualdades sociais", lançou às autoridades reunidas no Palácio presidencial, pedindo uma reforma das estruturas sociais. É necessário que cada um proclame sua "firme rejeição a toda forma de corrupção que desvia os recursos destinados aos pobres", acrescentou. O Papa chegou na tarde de terça-feira às Filipinas, um reduto do catolicismo na Ásia minado pela pobreza e pela corrupção, para realizar uma visita de cinco dias. O Papa chegou ao Palácio presidencial em um minúsculo Volkswagen Touran de cor azul, e foi aclamado por uma multidão entusiasmada. "Agora, mais do que nunca, é necessário que os líderes políticos se distingam por sua honestidade, sua integridade e sua responsabilidade em relação ao bem comum", acrescentou Francisco, ante as autoridades políticas e ao corpo diplomático. Em seu discurso, de tom firme, o santo padre pediu uma mudança: "A reforma das estruturas sociais que mantêm a pobreza e a exclusão dos pobres exige, principalmente, uma conversão do espírito e do coração do povo filipino", disse. "A exigência moral de garantir a justiça social e o respeito à dignidade humana são essenciais para o alcance dos objetivos nacionais", ressaltou o bispo de Roma. Recém chegado do Sri Lanka, o Sumo Pontífice, 78 anos, que tem um programa extremamente pesado durante sua estadia no arquipélago, mostrava um semblante pálido e parecia cansado. Antes do discurso inaugural de sua visita, havia se reunido com o presidente Benigno Aquino, que fez da luta contra a corrupção o elemento central da campanha eleitoral que o levou ao poder em 2010. Desde então, o presidente anterior e três senadores foram detidos. O próprio Aquino orquestrou a destituição do líder máximo do Supremo Tribunal de justiça por corrupção. No entanto, embora a comunidade internacional tenha aplaudido seus esforços, alguns dentro de seu país o acusam de perseguir apenas seus inimigos políticos e não seus aliados. Embora as Filipinas sejam uma das economias asiáticas com maior crescimento, em quatro anos de poder, Aquino não conseguiu diminuir as brutais taxas de pobreza que assolam o país. A pobreza forçou 10 milhões de filipinos a sair do país em busca de uma vida melhor. Cerca de um quarto da população do arquipélago, 25 milhões de pessoas, vive com menos de 60 centavos de dólar diários, segundo as últimas estimativas oficiais.

===============================================

Dilma tenta evitar execução de brasileiro preso na Indonésia

15/01/2015 18:38
A presidente Dilma Rousseff ainda está tentando falar pelo telefone com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, para pedir reversão da pena do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte, por tráfico de cocaína. O governo brasileiro corre contra o relógio, já que a execução do brasileiro está marcada para o próximo sábado e a conversa entre os dois presidentes teria de acontecer até amanhã. Apesar dos esforços do governo brasileiro, que foram iniciados ainda pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e se intensificaram nos últimos dias pela presidente Dilma, há um temor de que o pedido do Planalto não seja atendido. O primeiro ponto nessa perspectiva é que o novo presidente Widodo assumiu o cargo prometendo mais rigor e punição contra o tráfico de drogas. Também porque outras cinco pessoas estão com ordem de execução por pelotão de fuzilamento nas próximas 72 horas, junto com o brasileiro. Dilma e o ex-presidente Lula já enviaram seis cartas pedindo clemência e comutação da pena. A última carta de Dilma foi enviada em dezembro, mas o governo indonésio não respondeu. O assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e o Itamaraty estão ampliando os esforços para assegurar a conversa de Dilma com o presidente Widodo, o quanto antes e o governo brasileiro está “mobilizado e acompanhando atentamente” o desenrolar do caso. O Planalto também não obteve resposta aos apelos feitos ao embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Ryanto. Em Jacarta, o caso está sendo acompanhado diretamente pela embaixada do Brasil naquele país e pelo consultado brasileiro.
“As gestões são as de mais alto nível para tentar resolver a questão”, disse um assessor palaciano. Mas não há previsão de outros funcionários do governo brasileiro se deslocarem para a Indonésia para atuar no caso. A Indonésia negou todos os pedidos de clemência feitos pela defesa do brasileiro para que se evitasse a execução de Archer.
O apelo da presidente Dilma diretamente a Widodo seria o último recurso do governo brasileiro. No Brasil não existe pena de morte e as informações são de que nunca um brasileiro foi executado para dar cumprimento a uma sentença deste tipo. O Planalto espera convencer o governo indonésio a não cumprir a execução de Archer, inclusive com base na lei da Indonésia que admite clemência.
O governo indonésio, em gestões anteriores, aceitou a clemência de outros condenados. O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, preso há 11 anos, é carioca, tem 53 anos e trabalhava como instrutor de voo livre. Ele foi preso quando tentava entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos dentro dos tubos de uma asa delta em 2003 e teve a droga foi descoberta ao passar pelo aparelho de raios x, no Aeroporto Internacional de Jacarta.
Ele conseguiu fugir do aeroporto, mas acabou preso duas semanas depois. Marco Archer não é o único brasileiro que poderá ser executado na Indonésia. O surfista Rodrigo Gularte foi preso em 2004, também no aeroporto de Jacarta, com 12 pacotes de cocaína.
A droga estava escondida em oito pranchas. O surfista estava a caminho da ilha de Bali, acompanhado de dois amigos, mas assumiu sozinho a autoria do crime de tráfico internacional de drogas. O surfista teve o pedido de clemência negado e também aguarda a execução.
Em nota, o Itamaraty informou que “o governo brasileiro continua mobilizado, acompanhando estreitamente o caso e avalia todas as possibilidades de ação ainda abertas”. Acrescenta ainda que “de modo a preservar sua capacidade de atuação, o governo brasileiro manterá reserva sobre as decisões tomadas”.

===============================================

'Acabei com minha vida', diz suspeito de matar bebê a paulada em Barrinha, SP

15/01/2015 16:29
Sérgio Claro dos Santos, de 31 anos, diz ter perdido 20 quilos desde a confusão em que se envolveu e que resultou na morte de um bebê de cinco meses em Barrinha (SP). O pintor, que estava foragido e se entregou à polícia na quarta-feira (14), afirma que se arrepende e não consegue dormir ou comer. “Acabei com minha vida, acabei com a vida de uma criança." Em 6 de janeiro, Lorenna Cordeiro Thimóteo teria sido agredida por ele com uma paulada e morreu no último sábado, após ficar quatro dias internada no Hospital das Clínicas (HC-UE) de Ribeirão Preto (SP), com traumatismo craniano. Santos garante não ter visto a criança no colo da mãe no meio da briga e diz que apenas tentava se defender de moradores que atacaram o carro onde estavam seus filhos. O homem ficou foragido por quase uma semana na casa dos pais em Cornélio Procópio (PR). Ele cumprirá prisão temporária na Cadeia Pública de Jaboticabal (SP) e deve responder por homicídio doloso, ou seja, com intenção de matar.
Defesa - O pintor afirma que, pouco antes da confusão, tinha ido à casa de sua ex-mulher com dois filhos para buscar sua filha e levá-los para comer um lanche. Enquanto esperava pela menina do lado de fora da residência, um rapaz do outro lado da rua teria provocado a discussão que, segundo Santos, resultou nas agressões. Ele conta que, depois de ter sido ofendido e de ter o carro atacado e danificado pelos moradores, saiu do veículo e pegou um pedaço de madeira para se defender. Ao tentar atingir o rapaz, no entanto, ele diz ter sido surpreendido por uma mulher, que entrou no meio carregando uma criança no colo. “Como uma mulher com uma criança entra no meio de uma briga? Eu estou arrasado. Faz dez dias que não durmo. Não como, emagreci 20 quilos. Sou uma pessoa boa, trabalhador, não devo nada pra sociedade. Eu encontrei o pau lá para me defender. Eu me arrependo, não vi a criança. Eu sou pai, tenho cinco filhos”, diz. O homem alega que desde o início pensou em se entregar e que está à disposição para contar a verdade dos fatos, mas nega ser “um monstro”. "Peço para a população desculpa, porque não sou uma pessoa ruim. Moro há 31 anos em Barrinha, nunca tive problema com ninguém. A Justiça está aí, estou dando meu depoimento. Minha versão é correta, não preciso mentir.”
Outra versão - O delegado Targino Osório, responsável pelas investigações, diz que as testemunhas têm outra versão dos fatos. Segundo ele, quem viu a confusão afirma que foi o pintor quem teria começado as agressões e que os moradores atacaram seu carro depois que a criança já tinha sido atingida. Osório também não acredita na alegação de que o agressor não viu o bebê antes de dar a paulada. Segundo testemunhas, ao descer do carro na frente da casa da ex-mulher, o pintor começou a discutir com um adolescente de 16 anos, vizinho dela, que estava na calçada com a irmã e a sobrinha. A mãe da menina, Flávia Thimóteo, tentou intervir na discussão e, nesse momento, o agressor foi até o porta-malas do carro, pegou um pedaço de madeira e começou a agredi-la. O homem, no entanto, acabou atingindo Lorenna, que estava no colo da mãe. Após acertar o bebê, o suspeito entrou no carro e fugiu. Lorenna foi socorrida por vizinhos e levada até pronto-socorro da cidade, e depois acabou transferida para o HC-UE, mas não resistiu. Para a Polícia Civil, o suspeito agiu por ciúme da ex-mulher, vizinha da família da criança. De acordo com Targino Osório, o rapaz tentou agredir um adolescente de 16 anos, tio da menina, porque suspeitava que ele tivesse algum tipo de relacionamento com sua ex-mulher. Na última sexta-feira, a Justiça de Sertãozinho (SP) decretou a prisão temporária do suposto agressor. Durante o velório da menina, no domingo (11), o avô materno da menina, Ismael Thimóteo, fez um apelo para que ele se entregasse à polícia. (G1)

Coaf aponta operação suspeita envolvendo tesoureiro do PT

15/01/2015 12:38
Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) entregue aos investigadores da Operação Lava Jato, que desmontou esquema de corrupção na Petrobrás, registrou uma movimentação considerada suspeita em 2009 de R$ 18 milhões envolvendo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, ligado à CUT, a Bancoop, cooperativa criada pela entidade cujo presidente era o atual tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, e a Planner Corretora de Valores. Em 23 de novembro de 2009, a Bancoop recebeu R$ 18.158.628,65 do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários de São Paulo, informou o Coaf, órgão de inteligência do Ministério da Fazenda. “Na mesma data, foram transferidos R$ 18.151.892,51 para a empresa Planner Corretora de Valores”, registra o documento enviado à Polícia Federal e anexado ao processo em que foi decretada a prisão preventiva de Nestor Cerveró, ex-diretor de Internacional da Petrobrás. No relatório do Coaf, a movimentação financeira de 2009 da Bancoop foi classificada como suspeita. “Contas que não demonstram ser resultado de atividades ou negócios normais, visto que utilizadas para recebimento ou pagamento de quantias significativas sem indicação clara de finalidade ou relação com o titular da conta ou seu negócio.”O documento do Coaf foi feito a pedido dos investigadores da Lava Jato e tem como alvo do monitoramento bancário Vaccari, Cerveró e Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal. O tesoureiro do PT foi apontado na Justiça Federal por dois delatores do processo como operador do esquema de propina na Petrobrás, entre 2004 e 2012. Pelo menos 22 empresas, agindo em cartel, pagavam propinas de 1% a 3% para agentes públicos e políticos em troca de contratos bilionários, segundo a Procuradoria da República. Vaccari teria movimentado propina via Diretoria de Serviços. Ele e a cunhada, Marice Correa de Lima, são também investigados como supostos recebedores de valores pagos por uma das construtoras do cartel de 22 empreiteiras alvo da Lava Jato, a mando do doleiro Alberto Youssef. O nome do tesoureiro do PT aparece também na Lava Jato em um negócio suspeito envolvendo membros do partido e investimentos feitos pelo fundo de pensão da Petrobrás, Petros, em uma empresa de fachada ligada ao doleiro. (Agência Estado)

PF faz operação contra fraudes no seguro-desemprego

15/01/2015 11:40
Policiais federais prenderam pelo menos cinco pessoas na manhã de hoje (15) em Brasília. As detenções, temporárias, são fruto da Operação MAC 70, deflagrada na capital federal para desarticular uma organização suspeita de desviar mais de R$ 15 milhões do seguro-desemprego. Segundo a Polícia Federal (PF), os investigados contavam com a ajuda de funcionários do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para inserir dados falsos no sistema do seguro-desemprego. Durante as investigações, que começaram em outubro de 2014, os policiais identificaram que as pessoas cujos dados pessoais eram utilizados são reais e estão espalhadas por mais de dez unidades da Federação. A PF ainda apura se essas pessoas tinham conhecimento de que seus dados pessoais estavam sendo utilizados indevidamente e se elas eram ou não beneficiárias do esquema.Com base nos indícios já recolhidos pela PF, a Justiça expediu 15 mandados de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva (quando o investigado é conduzido para prestar depoimento e liberado em seguida) e quatro de prisões temporárias – o quinto preso, segundo a assessoria da PF, é o pai de um dos investigados, em cuja casa, alvo de um mandado de busca e apreensão, foi encontrada uma arma. Os investigados responderão pela prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa. Além disso, serão feitas investigações a fim de garantir o ressarcimento do prejuízo suportado pela União. Os suspeitos responderão pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa. (Agência Brasil)

===============================================

Lava Jato: MP temia que Cerveró repetisse os passos de Pizzolato

15/01/2015 11:25
O Ministério Público Federal (MPF) identificou nos passos do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró um comportamento que indicava o risco de ele fugir do país. O MPF temia que Cerveró executasse um plano semelhante ao de Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil condenado a 12 anos e 7 meses de prisão por crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, que fugiu para a Itália e hoje está solto no país europeu. Monitorado pela Polícia Federal (PF) e pelo MPF, Cerveró começou desde junho do ano passado a se desfazer de parte de seus bens e a sacar grandes valores em espécie beneficiando seus parentes diretos. O MPF temia que isso fizesse parte ou de um grande plano de fuga ou de uma tentativa de ocultar todos os seus bens com o intuito de que eles não fosse sequestrados pela Justiça, conforme o andamento da Operação Lava Jato. Das 17 operações de compra e venda de bens registradas em nome de Cerveró desde o 2002, quatro foram realizadas em junho deste ano. E todas exatamente no mesmo dia, 10 de junho do ano passado.A transação foi considerada atípica porque Cerveró, neste histórico de transações de bens, só fez mais de uma transação anual em 2003, 2005 e 2006. Em 2003, Cerveró adquiriu dois imóveis, um em janeiro e outro em julho. Em 2005, Cerveró também comprou dois imóveis em um ano: ambos em junho. E, em 2006, ele vendeu um e comprou outro. A aquisição ocorreu em junho e a venda em novembro. Além disso, os quatro imóveis foram vendidos para parentes de Cerveró, todos em Ipanema, no Rio de Janeiro, a valores bem inferiores ao de mercado. A PF estima que somente os três imóveis mais baratos, repassados ao valor de R$ 560 mil, sejam avaliados em R$ 7 milhões. Apenas nesta operação, Cerveró teria “perdido”, R$ 6,5 milhões. Outra fase do processo de dissimulação de bens, conforme o MPF, foi o saque de R$ 463.763,00 do plano de previdência privada de Cerveró em favor de sua filha, mesmo sendo alertada pela gerente de seu banco que a transação acarretaria a uma perda de R$ 100 mil. “A transferência de recursos, por parte de CERVERO para a filha, é, sem dúvida, um estratagema espúrio para retirar recursos do alcance do Estado”, afirma o MPF no pedido de prisão preventiva de Cerveró. “Qualquer medida patrimonial não seria suficiente para tanto porque, como visto, Cerveró recorre à prática de colocar bens sob nomes de terceiros. Não há como garantir que houve ou haverá a identificação total desses terceiros”, se manifesta mais à frente o MPF.  (iG)

Tancredo Neves: Dois corpos são encontrados em estado de decomposição

15/01/2015 11:25
Na tarde desta quarta-feira (14) a Polícia Militar encontrou dois corpos já em estado de decomposição na localidade da Mussurunga, zona rural de Presidente Tancredo Neves. Segundo informações  do blog PTN News, os corpos de Joildo Gonçalves Silva, 38 anos e Rosenildo dos Santos conhecido por “Ró”, 32 anos ambos residentes no município estavam nas proximidades da  BR 101, em um matagal, enrolados em um cobertor e uma lona preta. Ainda de acordo com o blog, os corpos se encontravam com perfurações  de balas causado por arma de fogo. Ao lado das vítimas havia ainda uma moto cor preta, modelo FAN 150cc, de placa policial NZX – 3143, licença de Valença. Os cadáveres foram removidos para o DPT (Departameto de Polícia Técnica de Valença). A polícia civil investigará o caso.

===============================================

Alunos protestam sem camisa contra o calor dentro da Uerj

14/01/2015 12:28

A sensação térmica de 46ºC nesta terça-feira (13) motivou um protesto bem-humorado de estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Alunos do curso de engenharia resolveram tirar a camisa para aguentar o calor dentro da sala de aula. A foto foi publicada na página "Uerj da Depressão" em uma rede social, que alerta sobre problemas, eventos e situações passadas por alunos da universidade. Matheus Cezario, de 22 anos, aluno do primeiro período de engenharia ambiental e sanitária, contou que já havia tido a ideia com outros amigos. Mas evitou o protesto num primeiro momento, porque a iniciativa se restringiria a um pequeno grupo. Nesta terça, no entanto, a situação chegou ao limite. "Nossa aula de física é em um auditório, no qual o ar-condicionado não dá vazão, sendo que nessa aula há mais de 80 alunos. No horário da aula de cálculo faltou luz na nossa sala, falei com os meus amigos e resolvemos tirar a camisa", explicou o aluno. Quando o professor chegou, ele quis saber o motivo de os alunos estarem sem camisa. "Explicamos a situação, não dava pra assistir aula normal lá. Estava muito quente e poderíamos passar mal. Ainda bem que ele aceitou", disse o aluno, rindo. A solução encontrada foi diferente da usual, que seria buscar outra sala. "Acho que até se tentássemos mudar de sala, não daria, porque tem toda uma burocracia, e a maioria das salas já estava ocupada”, disse Cezario. A assessoria de comunicação da Uerj não atendeu as ligações feitas pelo G1 até a publicação desta reportagem.

MT: mãe salva vida do filho de 8 anos e depois morre afogada

14/01/2015 16:41
abeleireira Juliane Mores Amorim, de 30 anos, morreu afogada, após salvar o filho, de 8 anos, e um colega dele, da mesma idade. O acidente fatal aconteceu no final da tarde desta terça-feira (13), na praia da Rapadura, em Barra do Garças (MT). De acordo com o Corpo de Bombeiros, Juliane estava com a família aproveitando do período de férias na praia de água doce, uma das mais perigosas do rio Garças, quando viu que o filho estava se afogando. Desesperada, ela entrou correndo na praia e tentou agarrá-lo. Depois de tirar o menino, o colega dele também começar a se afogar e, assim que ela salvou o segundo garoto, com a ajuda de uma prima, perdeu as forças. Juliane já foi retirada do rio, por um outro banhista, sem vida. Fizeram massagem, acionaram o Corpo de bombeiros, que quando chegou ao local do acidente, encaminhou a prima, desacordada, às pressas ao hospital. “Esse rio é meio melindroso, meio danado, cheio de rebojo”, explica o ex-marido dela, vereador da cidade vizinha, Aragarças (GO), Cleybiomar Gonçalves dos Santos. Rebojos são redemoinhos embaixo da água, que agem como correntezas, sem que o praiano perceba onde eles estão. “Por causa disso, essa praia, que antigamente era a mais badalada de Barra, tem deixado de ser frequentada”, destaca o ex-marido. Além de beber muita água, Juliane também engoliu areia, movida pelos rebojos. A família dela, que também é de Aragarças, está inconsolável no velório. “O menino, que era o único filho dela, deve ficar com o pai ou a avó”, informa o vereador Cleybiomar. Na manhã desta quarta-feira (14), ele verificando os detalhes para o velório e sepultamento da ex-mulher, com quem ficou casado 5 anos e mantinha um relacionamento amistoso, embora não seja pai do menino salvo. “Ficou a amizade pela pessoa maravilhosa que era, mãe generosa, cuidadosa ao extremo, de uma família também maravilhosa, que agora sofre com essa situação terrível”, lamenta Cleybiomar. Juliane completou 30 anos no dia 30 de dezembro. Familiares e amigos se despedem dela na Casa dos Velórios. O corpo será sepultado às 17h30 desta quarta-feira. (Terra)

Brasil continua entre os últimos colocados em ranking de competitividade da CNI

14/01/2015 12:02
Apesar de “pequenos” avanços em 2014, o Brasil segue entre os últimos colocados em um ranking de 15 países no quesito competitividade, de acordo com estudo divulgado hoje (13) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Assim como nas últimas duas edições do estudo Competitividade Brasil, no ano passado, o Brasil superou apenas a Argentina na avaliação de oito itens que medem a competitividade. De acordo com a CNI, o Canadá aparece em primeiro lugar no ranking geral, seguido pela Coréia do Sul, Austrália, China, Espanha, Chile, África do Sul, Rússia, Polônia, Índia, Turquia, México, Colômbia, Brasil e Argentina, respectivamente. Apenas em dois dos oito quesitos analisados pela CNI, o Brasil não figura no terço inferior do ranking, ou seja, entre a 11ª e 15ª posição. No ano passado, o Brasil saltou da sétima para a quarta posição no quesito Disponibilidade e Custo de Mão de Obra e também avançou no quesito Peso dos Tributos, passando da 14ª para a 13ª posição. O país também apresentou melhoria no quesito Ambiente Econômico, pulando do 13º para o 11° lugar.Já nos quesitos Infraestrutura e Ambiente Macroeconômico, no entanto, o país regrediu, passando da 13ª para a 14ª posição e do 10º para o 12º lugar, respectivamente. No quesito Disponibilidade e Custo do Capital o Brasil ficou em último lugar devido a alta taxa de juros real de curto prazo e maior spread da taxa de juros. O estudo Competitividade Brasil, elaborado desde 2010 pela CNI, analisa ainda os quesitos Educação, Tecnologia e Inovação, além de Ambiente Microeconômico.  (Agência Brasil)

Ministério Público de Salvador apura anúncio de emprego polêmico

13/01/2015 14:39
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) abriu inquérito civil para apurar o caso da suposta seleção de mulheres para trabalhar no Camarote Skol durante o Carnaval deste ano. Segundo o anúncio, as interessadas deveriam, inclusive, enviar fotos nuas. De acordo com a promotora do MP-BA, Márcia Teixeira, a empresa Ambev e a produtora 2GB, responsáveis pelo camarote, serão convocadas pelo MP-BA para prestar esclarecimentos em reunião prevista para quarta-feira, 14. Após a convocação ter sido publicada no perfil do Facebook da agência Mega Polo Models Internacional (com sede em São Paulo), o caso gerou polêmica porque a agência pedia para as interessadas "no mínimo 15 fotos, entre elas, com traje de legs (sic), short com top, macacão, de biquíni ou lingerie. (fotos nuas p/ Ficha Rosa)". Na postagem, que já foi apagada, foram destacados dois perfis para a seleção: as fichas rosas, com cachê de R$ 8 mil e ajuda de custo, e as brancas (R$ 1 mil). No entanto, não foram descritas quais atividades as selecionadas realizariam. "Beleza é fundamental. Corpo e rosto", ressaltou a publicação.
Ambev nega - Por meio de nota, a Ambev informou que "não tem qualquer relação com os recrutamentos em questão e repudia veementemente qualquer prática que não esteja em total conformidade com a lei". A empresa destacou ainda que "tomará as medidas legais cabíveis para evitar que suas marcas sejam usadas de forma indevida". Para A TARDE, a produtora 2GB havia negado também o recrutamento. Segundo a promotora Márcia Teixeira, o inquérito foi aberto na última sexta, 9, após a instituição receber ofícios da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres e da Superintendência de Políticas para Mulheres. Na segunda, 12, ainda conforme Márcia Teixeira (titular do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher - Gedem), representantes locais das empresas seriam convocados para uma reunião, prevista para amanhã, com o objetivo de saber se houve algum tipo de contratação da agência. Também é apurado se o perfil da postagem é falso. Caso seja, a intenção é verificar de onde foi feita a publicação. A agência Mega Polo foi procurada por A TARDE pelo telefone disponibilizado na página, mas as ligações não foram atendidas. O caso também é apurado pelo Ministério Público do Trabalho.
A promotora contou ainda que, ano passado, teve conhecimento de uma ocorrência em um camarote - o nome não foi revelado - em que, no final da noite, as mulheres contratadas para distribuir informativos foram assediadas. "Homens que extrapolaram no álcool fizeram propostas e começaram a passar a mão nas garotas. Duas delas denunciaram para o observatório contra discriminação e violência", disse. Secretária - A titular da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, Olívia Santana, encaminhou ofício para o procurador-geral do MP-BA, Márcio Fahel. "Pedimos providência em relação à investigação dessa denúncia e para chegar à autoria dessa seleção que, no mínimo, incita à prostituição. Por que tantos atributos corporais para essas mulheres? Por que fotos de lingerie e nua?", questionou a secretária. A superintendente de Política para as Mulheres, Mônica Kalile, disse que recebeu, via whatsapp, o anúncio e que viu "aspectos que não competem para a pessoa trabalhar de forma lícita". E observou: "Pede fotos nuas. Há uma incongruência no convite de emprego temporário. Por isso, pedimos ao órgão competente para investigar se é verídico e se há indícios de prostituição e discriminação racial", finalizou. 

==============================================

Índice de inadimplência do IPTU de Salvador é de 23% em 2014

13/01/2015 14:10
Na arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU), a prefeitura contou com o índice de inadimplência de 23% entre os contribuintes em 2014, de acordo a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). O índice, que significa mais de um quinto do total previsto para ser arrecadado, foi uma das questões que motivou a prefeitura a reduzir as alíquotas para a taxação do imposto em 2015. Antes com o máximo de 5%, a alíquota indicidente sobre a cobrança passa agora a ser de, no máximo, 3%. De acordo com a mensagem para o legislativo, junto ao mais recente projeto de lei de reajuste do IPTU, a prefeitura irá dispensar a receita de R$ 240 milhões por ano, até 2016, para ser compensada com a possível redução do índice de inadimplência no pagamento da taxa. “Todo o conjunto de ações que a prefeitura está fazendo tem conduzido do ponto de vista de aumento de receita [...] A prefeitura demonstrou ano passado, e está com a saúde financeira equilibrada”, disse o mais recente secretário da Fazenda, Paulo Souto, em sua primeira apresentação como gestor da pasta na manhã desta terça-feira (13). Ao todo, 40% dos contribuintes pagaram o IPTU à vista, em detrimento daqueles que optaram pelo parcelamento, sendo que a maior parte deles foram moradores de residências. Os quase 125.686 contribuintes que não efetuaram o pagamento de 2014 poderão parcelar o débito em 60 meses. Enquanto não liquidam a dívida, contudo, estão na lista do Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados (Cadin). O rol de impugnações do imposto de 2014, na maior parte de proprietários de terrenos, também motivou a prefeitura a trabalhar com uma meta de arrecadação mais “real” para o ano de 2015, que é de R$ 500 milhões. No ano passado, a prefeitura arrecadou R$ 475 milhões, um crescimento de 66% em relação à 2013. Contudo, ficou aquém da expectativa de R$ 829 milhões. (BN)

Atrasada para check-in, dupla gera tumulto em aeroporto e é presa na BA

13/01/2015 11:16
Duas pessoas foram presas no Aeroporto de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, após provocarem tumulto, agredirem verbalmente um supervisor e invadirem a Área Restrita de Segurança (ARS). A situação aconteceu na segunda-feira (12), informou a Polícia Federal. Segundo a PF, os dois tentavam embarcar em um voo que decolaria com destino à cidade de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com a polícia, o tumulto começou quando os passageiros chegarem ao aeroporto após o horário do encerramento do check-in do voo. Eles irão responder pelos crimes de desobediência e injúria, agravada pelo crime vias de fato.

==============================================

Charge do Sid

10/01/2015 08:44 

====================================

Charge do Sid

10/01/2015 08:49 

===================================

'Não estamos desistindo do Brasil', diz executivo da Nintendo após encerrar operações no país

aída às altas taxas de importação. "O Brasil é um mercado único por causa do seu tamanho e potencial. E isso cria desafios únicos. O que eu posso dizer é que estamos continuamente olhando para o mo

10/01/2015 08:53 

A Nintendo "está dando um passo atrás no Brasil para repensar o seu modelo de negócios" no país. É o que diz o executivo Bill van Zyll, diretor geral da Nintendo para a América Latina, sobre o fim da venda oficial dos produtos da empresa por aqui. "Nós vemos isso como algo temporário. Não estamos desistindo do Brasil", afirma. Nesta sexta (9), a Big N anunciou que os consoles Wii U e 3DS e games como "Super Smash Bros.", "Mario Kart 8" e "The Legend of Zelda" não serão mais importados pela Gaming do Brasil, responsável pelas distribuição oficial da Nintendo no país. Isso significa que a venda de games e consoles da empresa no Brasil continuará somente enquanto houver itens nos estoques da distribuidora e das lojas de varejo. A Nintendo atribuiu sua sdelo de importação. E nos vimos forçados a repensar este modelo. Determinamos que ele simplesmente não é sustentável", afirma van Zyll. "Por causa desses custos, não somos capazes de levar nossos produtos aos consumidores brasileiros a um preço e a um custo que faça sentido". Perguntado sobre um possível fortalecimento da presença digital da Nintendo no país, como, por exemplo, com a chegada do eShop para Wii U, o executivo disse apenas que a empresa "continua estudando soluções". "Essa é uma questão muito justa. Nós enfrentamos desafios inéditos no Brasil e isso de fato complicou a vida de vários consumidores brasileiros. Continuamos tentando achar soluções para os fãs conseguirem acessar o eShop. E não temos uma resposta fácil e rápida para o mercado brasileiro", diz van Zyll. Nos últimos anos, Microsoft e Sony viram na fabricação nacional dos seus aparelhos uma alternativa às taxas de importação brasileiras. O modelo de 250 GB do Xbox 360, que em 2011 custava R$ 1,6 mil na versão importada, passou a ser vendido por R$ 1,1 mil. O próprio Xbox One, videogame de nova geração, é vendido no país desde o seu lançamento em novembro de 2013 em modelo nacional. Mas não para a Nintendo. Segundo van Zyll, esta não é a solução certa para a empresa. "Como você pode imaginar, estabelecer um processo local de fabricação é complexo e caro. Não é simples. É algo que pensamos e avaliamos e, no final, por conta de uma série de fatores, analisamos que o custo benefício da produção local não é a solução certa".

Pendrive para iPhone aumenta espaço de armazenamento em até 64 GB

10/01/2015 08:57 
Os usuários de iPhone estão cientes de que aumentar o espaço de armazenamento através do uso de cartões microSD não é possível. Entretanto, outras soluções de armazenamento externo podem ajudar a resolver o problema. O pendrive iBridge, da marca Leef, é uma das opções, já que estende a capacidade dos dispositivos Apple da forma mais discreta possível. O software fica escondido atrás do iPhone, iPad ou iPod, graças ao seu design curvilíneo inteligente, o que o torna muito menos intrusivo que outros drives flash presentes no mercado. O modelo mais barato é o de 16 GB, que custa US$ 59,99 (cerca de R$ 124). O de 32 GB sai a US$ 79,99, enquanto o de 64 GB tem preço de US$ 119,99. Nos Estados Unidos, a versão de 16 GB do iPhone 6 custa US$ 649 e a de 64 GB, US$ 749. Comparando os valores, percebe-se que o pendrive não é uma opção muito acessível. O pendrive é uma solução para quem já comprou o gadget da Apple e percebeu que a memória foi insuficiente em algum momento, seja para guardar músicas, imagens ou outros arquivos. Apesar disso, ele apresenta outras vantagens: ele conta com versões de até 256 GB (US$ 399,99), o que não é oferecido originalmente pela empresa de Steve Jobs. Além disso, seu aplicativo é capaz de suportar mais formatos de conteúdo multimídia do que o iOS faz de forma nativa. O gadget ainda está em pré-venda.

Universitário é morto a tiros ao sair de campus da URFJ

09/01/2015 12:51
O universitário Alex Bastos, de 23 anos, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira, 08, próximo ao campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na zona sul do Rio. A hipótese mais provável é que tenha reagido a assaltantes. Testemunhas contaram a policiais da Divisão de Homicídios que Bastos estava em um ponto de ônibus pouco depois das 21 horas quando foi abordado por homens que chegaram ao local em duas motocicletas.  Um dos criminosos tentou puxar a mochila do estudante, que recusou-se a entregá-la. Foi, então, alvejado ao menos cinco vezes. Bastos, que se formaria pela Faculdade de Biologia na próxima semana, ainda foi socorrido no Hospital Rocha Maia, bem próximo ao local. Transferido para o Hospital Miguel Couto, a vítima morreu logo depois. A Polícia Civil não tem pistas dos assassinos. De madrugada, investigadores circularam na área a fim de localizar câmeras de segurança que possam ter captado imagens do crime. (Estadão)

===============================================